segunda-feira, 18 de abril de 2011

             INCLUSÃO DO KARATE EM PRESIDENTE VARGAS - MA
Iniciativa do Coordenador Municipal de Políticas Públicas para Juventude e a Secretária Municipal de Assistência Social

             No dia 18 de abril 2011 às 09:00h da manhã, realizou-se uma reunião com o Coordenador Municipal de Políticas Públicas para Juventude – Elismael de Sousa Barbosa, A Secretária Municipal de Assistência Social – Ivete Pereira Almeida, orientadoras do Projovem – Araildes e Adriana, o Professor de Karate de Vargem Grande – Geovan Silva de Oliveira e seu aluno Adenildo, onde enfatizamos a importância da inclusão do Karete em nosso município, tendo como alvo principal para inicio desta atividade os alunos do PETI e Projovem.

O que é o Karate?

              Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". Isto porque um Karateka (praticante de Karate) utiliza durante sua prática suas armas naturais, como: visão, mãos, braços, corpo, pés, e cérebro. É uma arte altamente científica, que faz o mais eficaz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. O objetivo maior do Karate é o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treinamentos árduos. Além de ser um excelente meio de defesa pessoal, o Karate constitui uma forma ideal de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação e o reflexo, e é indicado para efeitos de valor terapêutico.

Os 4 Benefícios da sua Prática:

1- EXERCITA A CONCENTRAÇÃO – criando hábitos que ajudarão nos estudos e trabalho.
2- INCENTIVA AO RESPEITO E À EDUCAÇÃO – tornando-o mais compreensivo com os seus semelhantes, criando atitudes positivas dentro da sociedade.
3- DÁ CONFIANÇA e SEGURANÇA – fazendo sentir-se seguro das suas possibilidades nas diversas situações da vida quotidiana.
4- COLOCA-O EM FORMA – Dando ao corpo a flexibilidade e coordenação motora necessária ao melhoramento da sua condição física através de um treino correcto e eficaz. O KARATE-DO é para todos os sexos e IDADES, pois cada um treina de acordo com as suas capacidades.

Karatê como ação
Sócio-educacional

             O Karatê quando bem ensinado por pessoas qualificadas traz excelentes resultados, principalmente para as crianças, pois estas estão desenvolvendo a personalidade podendo aceitar melhor as normas educacionais e de disciplina que são passadas pela arte.

Podemos observar nas crianças e adolescentes de 7 a 17 anos os seguintes resultados.

- Melhoria da noção de limites e diminuição da agressividade;
- Desenvolvimento da noção de esquema corporal;
- Desenvolvimento dos valores humanos: amizade, solidariedade, companheirismo, respeito e etc.
- Desenvolvimento de um pensamento ecológico e comunitário;
- Aumento do auto-estima e auto-confiança;
- Melhoria da saúde e dos hábitos de higiene;
- Melhoria da socialização e do desempenho escolar.

O Karate na educação e formação da criança.

              No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe freqüentemente trabalham e, às vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança, por não estarem sempre em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão e/ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, priorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social. A prática do Karate sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo), nocivos à saúde. Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta do Karate auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporciona um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

             Assim conhecendo todo o objetivo do projeto e pelo seu amplo resultado, abraçamos com carinho, pois as nossas crianças, adolescentes e jovens em maioria necessitam muito de Ações Socio-Educativas.

            As atividades terão inicio no mês de maio com turmas do PETI, Projovem e uma turma para Jovens de até 21 anos que não estão inseridos nestes Programas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário